Latest News

Adbox

SAMU de Cajazeiras realiza mais de 1.300 atendimentos em uma semana, quase metade são trotes. Entenda

example4
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou somente no mês de novembro, em cajazeiras e Região, um total de 1.320 atendimentos. Só no Primeiro final de semana deste mês de novembro foram 100.
Não bastassem as emergências 'reais', o Samu vem recebendo cada vez mais trotes, principalmente com a participação de crianças, que ligam 'brincando' para o telefone de emergência.

Em média, o Samu recebe, diariamente, entre 850 a 900 ligações. Destas, 30% são de trotes. Nos outros 50% dos telefonemas são feitas orientações pelo telefone e 20% resultam em remoções pelas ambulâncias do serviço.

Entre as principais ocorrências atendidas estão os problemas clínicos, como suspeita de infarto, falta de ar ou doenças oncológicas. Mas os serviços oriundos de traumas, como acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, vítimas de tiros, entre outros, vem crescendo em número de ocorrência nos últimos anos.

As ocorrências aumentam durante os períodos de festas e feriados prolongados, com atendimento de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas, e agressões físicas.

"Trabalhamos com atenção, recebemos as chamadas e filtramos todas as informações repassadas, verificando a necessidade do atendimento rápido. O médico na base já repassa as primeiras orientações para que a vítima seja socorrida rapidamente e com sucesso", disse o coordenador Administrativo  do Samu, Antônio Carlos .

De acordo com ele, o médico faz uma avaliação sobre a situação do paciente e, verificado a urgência do atendimento, a ambulância é deslocada. Em outros casos, apenas as orientações são repassadas.

"É importante que as pessoas saibam que o Samu não é transporte e sim o atendimento de ocorrências de urgência e emergência", afirmou Antônio Carlos.

"Recebemos muitos pedidos e, na maioria dos casos, as pessoas precisam procurar diretamente o hospital, unidade de saúde ou ambulatório para o atendimento, permitindo assim que as ambulâncias estejam disponíveis para casos de urgência", destacou.


Nova Opinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Balanço Policial, não reflete a opinião deste Portal.

Recent Post